Duplo twist carpado
O tempo está correndo de forma acelerada para o prefeito Felício Ramuth em se tratando da troca do PSDB pelo PSD de Gilberto Kassab.
Tão acelerada que o Dia D está cada vez
mais perto; terça-feira, ao meio-dia, se tudo der
certo ...
O desconforto de Felício com o PSDB vem se desenhando nitidamente desde o ano passado. Os embates com o governador João Doria foram a gota d’água. A reeleição em primeiro turno, a boa avaliação do governo e a projeção de São José dos Campos na guerra contra a covid-19 atapetaram o sonho de buscar um salto maior, o Palácio dos Bandeirantes. As conversas de Felício foram travadas com pelo menos três partidos. Com o Podemos, após três rodadas de conversas, Felício esbarrou na vontade da Presidente nacional da sigla, Renata Abreu, de não lançar um nome a governador no Estado. No MDB, o convite foi feito, com aval do ex-presidente Michel Temer, mas a direção estadual do partido está mais de olho na vice de Rodrigo Garcia (PSDB) do que ser cabeça de chapa. Com o PSD foi diferente. Sem Geraldo Alckmin, Kassab armou um plano B: lançar um prefeito oriundo do PSDB. Das três opções, Felício acabou escolhido, com o “noivado” sendo vazado pela equipe do próprio Kassab para a imprensa ao longo da semana passada.
Felício fala em ingressar no PSD levando a tropa toda, de imediato ou em cascata, conforme cada caso Iriam secretários municipais, vereadores, assessores e, principalmente, o vice-prefeito Anderson Farias e o deputado federal Eduardo Cury. Se for assim, será uma migração em massa.
Esse é o plano.
Dele surgem algumas perguntas. Se for assim, o que será do PSDB, uma sigla histórica na política de São José dos Campos? Se for assim, o que vai ocorrer com as lideranças tradicionais do PSD na cidade? Se for assim, o que ocorre se, no meio do caminho, Felício migrar de candidato a governador a um bom nome de vice em alguma composição arquitetada por Kassab. Esperto, Felício já conta com essa possibilidade. E se, for assim, desse jeito, e as urnas não responderem com votos à empolgação de Felício? Bem, ele terá migrado de liderança local (ou regional) para um nome de projeção maior. Vale o esforço?
Felício acha que vale e, confiando nisso, vai tentar dar seu duplo twist carpado, deixando para trás, em alguns meses, a Prefeitura de São José dos Campos.
Segue o baile ...
Comentários
Postar um comentário