Tudo na vida é passageiro


A voz do povo é a voz de Deus? Bem, a sabedoria popular ensina que tudo na vida é passageiro, menos o motorista e o cobrador.

E, no caso de São José dos Campos, passageiro, motorista e cobrador estão é com a pulga atrás da orelha frente às recentes notícias envolvem o Grupo Itapemirim, grupo que deve assumir, como se sabe, o sistema de transporte público municipal em 2022. Na mais preocupante delas, a Itapemirim Transportes Aéreos, braço do grupo no setor de transporte aéreo, suspendeu as atividades e deixou centenas de pessoas sem voo no país.

Se aconteceu com os aviões, pode ocorrer com os ônibus?

O prefeito Felício Ramuth (PSDB) diz ter recebido garantias do Grupo Itapemirim de que o sistema de transporte público de São José dos Campos está ao largo dessa crise. O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Paulo Guimarães, defende as regras da licitação que deixou a Itapemirim como única empresa no sistema em 2022, incluindo a Linha Verde. Até o Grupo Itapemirim, em nota, disse, em outras palavras, que focinho de porco não é tomada. Mas, fica a dúvida. Afinal, o grupo vem colecionando um histórico de crise nos últimos tempos e, não custa lembrar, abandonou, recentemente, o sistema de ônibus de Nova Friburgo (RJ).

Tempos atrás, o então prefeito Eduardo Cury (
PSDB) enfrentou mundos e fundos e acabou com o monopólio de ônibus na cidade. Valeu a pena, o serviço ficou melhor. Agora, caminhamos para voltar a uma empresa única  operando todo o sistema, embora o governo jure que, nesse caso, não haverá monopólio. Tá bom. Torço para que tudo corra bem e que o sistema continue a melhorar cada vez mais, mas sempre é bom ficar de olho. Se der chabu, quem paga o pato é o lado mais fraco. Nesse caso, o passageiro, o motorista e o cobrador.

Segue o baile ...

 

Comentários

Postagens mais visitadas