Vai ser divertido

 .

Noite dos Mascarados

Teve debate? Teve. Foi bom? Foi.
Foi determinante? Bom, aí complica. Um debate travado a 45 dias da eleição, depois das 10 da noite, não é determinante, por melhor que ele tenha sido.

Isso não é segredo, todo mundo sabe.

O debate serviu para agitar o início da campanha e a definir melhor, aos olhos do eleitor, a posição que cada candidato deve (ou quer) assumir na disputa. Para isso, o debate da Rede Band Vale, realizado na noite de quinta-feira, foi didático. Apontado como favorito na disputa, Felício Ramuth (PSDB) foi cauteloso, administrou o tempo, procurou mostrar calma e experiência, e seguiu à risca o que havia treinado antes, com seu time de mídia. Quando saiu do roteiro, escorregou na maionese (mas isso vai ser outra nota). Agliberto Chagas (Novo), ao contrário, partiu para o ataque, tendo Felício como alvo. Aliás, Felício foi alvo de quase todos, com raras (raríssimas) exceções. Anderson Sena (PSL) tentou colar sua imagem à do presidente Jair Bolsonaro. Renata Paiva (PSD) falou em governar para as pessoas. Eliane Nikoluk (PL) optou pela firmeza do discurso, sem esquecer da ternura. Com um laço do Outubro Rosa no paletó, Wagner Balieiro (PT) mesclou propostas com criticas ao PSDB. João Bosco (PCdoB) fez o discurso da esquerda tradicional. Marina Sassi (PSOL) adotou o discurso da nova esquerda, sem esquecer de citar Marielle e os R$ 89 mil na conta de Michele Bolsonaro. Constantino Cury (PSB) distribui críticas à esquerda e à direita, tentando se colocar como uma opção à polarização PSDB-PT que tem marcado as últimas eleições em São José.  Deu certo para todo mundo? A resposta é óbvia: claro que não, cara pálida.

Mas foi divertido.

Mais divertido ainda vai ficar na semana que vem, com as sabatinas da ACI de São José dos Campos com os candidatos a prefeito, com o início do horário eleitoral de rádio e TV e, tchan-tchan-tchan-tcham, com a pesquisa Ibope, que a Rede Vanguarda deve divulgar no dia 9. Somando tudo isso, teremos uma risca de giz no chão definindo a largada real rumo às urnas de 15 de novembro.

Segue o baile ...


Comentários

  1. Uma grande primeira experiência em debates! Emocionante! A mesma expectativa e coração acelerando como acontecia a caminho do atendimento de uma ocorrência grave. Que tinha de ser administrada, é resolvida. Do jeito certo. Valeu!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas