Um debate cortês

Candidatos no Desenvolve Vale

Um debate em petit comité ...

Na noite de terça-feira, quatro dos 11 candidatos a prefeito de São José dos Campos participaram de um debate promovido pela Desenvolve Vale. Foram convidados os cinco candidatos melhor posicionados na disputa, segundo a pesquisa Ibope/Rede Vanguarda, divulgada na semana passada: Felício Ramuth (PSDB), Wagner Balieiro (PT), Renata Paiva (PSD), Eliane Nikoluk (PL) e Anderson Senna (PSL). Renata não compareceu. A assessoria da candidata alegou outro compromisso na agenda. Sua ausência teria sido comunicada à organização 20 minutos antes do início do evento, o que provocou um corre-corre para ajustar o formato do debate para quatro e não mais cinco candidatos. No fim, deu tudo certo. 

O debate, que durou 2 horas e 10 minutos, foi focado em temas ligados ao empresariado, geração de empregos e desenvolvimento econômico.

As perguntas foram feitas pelos conselheiros do Desenvolve Vale, sem confronto direto entre candidatos. Realizado com restrição de acesso, em razão das regras de isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus, o evento teve uma plateia seleta, formada por empresários de destaque na cidade e na região --como, por exemplo, Adalberto Moraes, Alexandre Talavassos, Alfredo de Freitas, André Guadalupe, Cassiano Terra Simão, Denílson Oliveira, Douglas Souza, Eider Aquino, José Renato Fedatto, Marcelo Tomba, Oscar Constantino, Wagner Souza, entre outros. A mediação foi da jornalista Mirella Bérgamo, tendo, ao lado, o coordenador do Desenvolve Vale, Kikko Sawaya. O evento foi transmitido ao vivo pelo youtube e pelos perfis do grupo no facebook e instagram. 

Embora cortês, o debate expôs, de forma clara, diferentes formas de gestão.

Isso ficou claro já na primeira questão, comum aos quatro candidatos presentes, sobre outorga onerosa, nome técnico da concessão emitida pelo poder público para que o proprietário do imóvel construa acima do coeficiente básico estabelecido mediante o pagamento de uma contrapartida financeira. Tal artifício está  previsto na nova Lei de Zoneamento de São José dos Campos, elaborada pelo atual governo. Felício defendeu o mecanismo da outorga e disse que, se reeleito, a regra não vai mudar. Balieiro, Nikoluk e Senna criticaram o mecanismo e prometeram mudanças. Nas considerações finais, Felício elogiou os empreendedores locais e disse que uma cidade é feita pelo trabalho de todos; Balieiro disse ter escutado os empreendedores para elaborar seu Plano de Governo e criticou a administração municipal por ter recebido R$ 150 milhões do governo federal, sem liberar R$ 1 para cestas básicas ou em apoio aos pequenos comerciantes; Nikoluk prometeu transparência na gestão; e Senna citou Bolsonaro, o movimento fora-PT e  pregou, agora, o fora-PSDB.

Entre mortos e feridos, salvaram-se todos. Segue o baile ...


Comentários

Postagens mais visitadas