Trabalho em rede

 

Eliane Nikoluk

Segurança pública rima com outros setores da gestão pública?

Esta foi a questão central que permeou a entrevista da candidata do PL a prefeita de São José dos Campos, Eliane Nikoluk, noite da última quarta-feira, na bancada do Band Cidade 2a. Edição, em sabatina feita pela jornalista Rosimara Silva. Afinal, experiência na área da segurança pública é o carro-chefe de Nikoluk:  coronel da reserva, 30 anos de Polícia Militar, primeira mulher a assumir um comando regional da PM no interior do Estado. “A minha carreira me preparou para esse momento”, disse. Segundo a candidata, problemas de segurança pública são consequências diretas da gestão pública. Afinal, a segurança é um cenário feito de diversos níveis: a família, a escola e até a concepção e organização de uma cidade. Frente a isso, a candidata propõe um novo jeito de governar, democrático, transparente, baseado no trabalho em rede, com diálogo e voltado para as pessoas. “Sinto que estou preparada.”    

E as propostas setoriais?

Esportes? Foco no esporte de base, a partir das escolas, e incentivar o esporte de alto rendimento a partir de PPPs. Empregos? Desburocratizar a máquina pública, tornar a prefeitura mais parceira (com investimento em tecnologia, liberação mais rápida de alvarás, criação de banco de informações econômicas para auxiliar as empresas, entre outras frentes), atuar na formalização dos informais e incentivar a criação e desenvolvimento de cooperativas. Transporte? Investir no transporte de massa e nos multimodais, além de trabalhar para reduzir os índices de acidentes de trânsito na cidade. Bairros irregulares? Trabalho em rede para regularização das áreas. Saúde? Investir na prevenção (como programas como o Médico de Família, por exemplo), fazer mutirões para zerar filas, usar equipamentos públicos à noite para otimizar espaços e tempo, além de buscar apoio na rede privada. Mulher? Criar o programa Família Segura, para formação, capacitação e empoderamento da mulher.   

A série de entrevistas do Band Cidade 2a. Edição volta na sexta-feira com o candidato do PSB, Constantino Cury. Cada candidato tem 7 minutos de entrevista e a ordem foi determinada por sorteio.


Comentários

Postagens mais visitadas