Todo poder aos conselhos!

 

 

Raquel de Paula

O que esperar de um eventual governo do PSTU em São José dos Campos?

Esta foi o eixo central que permeou toda a entrevista da candidato do  PSTU a prefeita de São José dos Campos, Raquel de Paula , noite de terça-feira, na bancada do Band Cidade 2a. Edição. Raquel foi a décima postulante ao cargo a ser sabatinado pela jornalista Rosimara Silva. Para começar, deve haver uma guinada de 180 graus nas políticas de atração de investimentos. “Ficou provado que a política de investir sem contrapartidas, praticada pelo PT e pelo PSDB, não garante estabilidade de empregos, nem geração de empregos. A Embraer é uma prova disso, recebeu milhões do BNDES e fez 2.500 demissões, sem que o prefeito se manifestasse a favor dos trabalhadores”, disse a candidata, para completar: “Felício Ramuth é um destruidor de empregos.” Segundo ela, a crise, que extirpou 8.627 empregos formais na cidade, ainda vai ser agravada, tanto pelos efeitos da pandemia, quanto pela falta de ação dos governos federal e municipal, que falharam em não ajudar as médias, pequenas e micro empresas.    

E as propostas do PSTU?

Empregos? Trabalhar para preservar vagas; engrossar um campanha nacional para redução de jornada, sem redução de salários; investir em obras públicas para gerar empregos; e criar políticas públicas para reduzir o impacto da crise, com passe-livre no transporte público a trabalhadores desempregados. Gestão? Governar por meio de conselhos populares, formados por trabalhadores eleitos  pelos próprios trabalhadores em seus locais de trabalho, moradia e estudo; esses conselhos discutiriam as políticas públicas diretamente com a população, como alternativa a atual Câmara Municipal. Transporte? Municipalizar o serviço de transporte público e adotar tarifa zero. Lazer nos bairros? Não criminalizar os fluxos, discutir a criação de espaços de lazer e cultura na periferia com os jovens. Fazer um governo para os negros, pobres, periferia, trabalhadores e comunidade LGBT, principalmente.     

A série de entrevistas do Band Cidade 2a. Edição termina hoje com o candidato do PSL, Anderson Senna. Cada candidato teve 7 minutos de entrevista e a ordem foi determinada por sorteio.


Comentários

Postagens mais visitadas