Só acaba quando termina?


 

Mudando de pato a ganso, saiu a primeira pesquisa de intenção de votos desta campanha eleitoral em São José dos Campos, feita pela Paraná Pesquisas, a pedido da Rede Band Vale e do jornal “ O Vale”.

O cenário não poderia ser melhor para o candidato do PSDB, Felício Ramuth, que disputa a reeleição.

Felício aparece com 47,4% das intenções de voto, bem à frente de Wagner Balieiro, do PT, com 7,8%, Renata Paiva, do PSD, com 7,6%, e Eliane Nikoluk, do PL com 5,8%. Pela margem  de erro, de 3,5 pontos para mais ou para menos, Wagner, Renata e Nikoluk estão empatados. Aliás, levando ao pé da letra, pelo limite, limite da margem de erro, o empate é gigantesco, chegando a Doutor Cury, Marina Sassi, Agliberto Chagas, Anderson Senna, João Bosco, Luiz Carlos Oliveira e Raquel de Paula. É um blocão de gente ...

Importante notar: Felício tem 47,4% e todos os outros candidatos, somados, chegam a 34,4%. Cenário que abre a possibilidade da eleição ser decidida no primeiro turno.

E agora? Os números da pesquisa mostram que a eleição já acabou?

Longe disso.

Os números mostram um cenário bastante favorável a Felício, que, de quebra, tem um governo considerado ótimo ou bom por 58,7% dos entrevistados. Mas, até o Dia D, 15 de novembro, muita água ainda vai passar por debaixo da ponte e a campanha permanece viva. Felício vai jogar para consolidar sua vantagem, ficar atento para não errar e vai ter 10 candidatos contra, tentando levar a disputa para o segundo turno, o que seria, convenhamos, uma grande vitória frente ao cenário atual. Vai ser uma briga de números, um sobe-desce que todo mundo vai acompanhar atento, de olho, principalmente, nos indecisos, que somam 7,4% nessa pesquisa. Brancos e nulos somam mais 10,8%.

Agora, a campanha entra numa fase de ajustes, calibragem de discurso, com os candidatos e suas equipes de olho na próxima pesquisa, do Ibope, que vai ser divulgada pela Rede Vanguarda no começo da próxima semana.

Até 15 de novembro, é tensão vai continuar máxima. Afinal, eleição é igual à Buzina do Chacrinha: só acaba quando termina.


Comentários

Postagens mais visitadas