Menos debates na TV
A Rede Vanguarda comunicou esta semana aos candidatos a prefeito de São José dos Campos e Taubaté a suspensão do debate de TV que estava previsto para ocorrer no dia 12 de novembro, três dias antes do primeiro turno das eleições municipais. Em comunicado enviado por whatsapp, a Vanguarda informou que a medida foi tomada para garantir a saúde dos profissionais da emissora, dos candidatos e de sua equipe, em razão das regras sanitárias adotadas em virtude na pandemia do novo coronavírus. O debate do segundo turno permanece com a data prevista, 27 de novembro. Em relação às entrevistas de estúdio, a emissora informou que ainda está avaliando a possibilidade de realizá-las.
Em São José, candidatos de esquerda, entre eles João Bosco (PCdoB), articulam um pedido de reconsideração da decisão. Difícil.
Além da questão sanitária, pesa contra o debate o número de candidatos aptos a participar. Em São José, por exemplo, dos 11 candidatos a prefeito, 9 teriam o direito de participar de debates em emissoras de rádio e TV, segundo a regra de representatividade em bancadas na Câmara Federal. A Vanguarda acenou com um solução: poderia ser feita uma pesquisa de intenção de voto e os quatro primeiro colocados desse levantamento estariam em um eventual debate no dia 12 de novembro. Difícil também: para vingar, a proposta teria que ter a adesão formal de 2/3 dos postulantes. Alguns já declinaram.
Caso nada mude, a TV Band Vale vai ficar sozinha na realização de debates eleitorais na região, pelo menos no primeiro turno. Ao todo estão previstos 8 debates, série que começa dia 1o. de outubro, com um confronto entre os candidatos a prefeito de São José dos Campos. Taubaté e Jacareí devem fechar a série, em novembro, já na reta final das eleições.
Comentários
Postar um comentário