Um papo com Kikko Sawaya

Kikko Sawaya

À frente do "Desenvolve Vale", o empresário Kikko Sawaya antecipou ao blog dois:pontos algumas linhas de atuação desse novo organismo e quem faz parte dele. O lançamento do "Desenvolve Vale" acontece nesta quarta-feira, em São José dos Campos, em evento no Auditório do Hyde Park, a partir das 13h30. No evento, o ex-ministro Maílson da Nóbrega fará uma palestra sobre a economia brasileira e seus desafios.

Confira o bate-papo rápido:


O que é o "Desenvolve Vale", quem faz parte dele e quais são seus objetivos?
O "Desenvolve Vale" vai reunir empresários de destaque e participação importante no PIB da região com o intuito de gerar novos negócios e valorizar o papel e a importância do empresariado dos setores produtivo, industrial e de serviços no desenvolvimento do Vale do Paraíba. O "Desenvolve Vale" é uma organização privada, uma empresa cujo objetivo é valorizar papel da iniciativa privada e colocar em prática uma agenda de desenvolvimento sustentável para o Vale do Paraíba.

Qual o primeiro passo?
Na prática, esse trabalho começa a partir do lançamento da plataforma, nesta quarta. Na ocasião, vamos apresentar o projeto e alguns dos primeiros conselheiros convidados. Entre eles, temos Ozires Silva, Oscar Constantino, Cassiano Terra Simão e Alfredo de Freitas, por exemplo. Ainda em julho, vamos divulgar o nome de todos os conselheiros, que a partir de então vão colaborar na definição de metas a curto, médio e longo prazos, que serão executadas pelo "Desenvolve Vale".

Na prática, que temas e projetos serão focados pelo "Desenvolve Vale"?
Um exemplo de meta que, nas primeiras conversas, já entendemos como algo factível para o nosso trabalho: embora sempre falemos do privilégio geográfico e das outras qualidades da região, nunca fizemos um trabalho forte para vender as particularidades e os benefícios das cidades do Vale para novos investidores. Podemos trabalhar isso na mídia tradicional, na mídia online – com estratégias focadas na atração de investidores –, além das câmaras de comércio, congressos do setor, entre outros, sempre buscando estruturar novas relações e demonstrando aos órgãos públicos, se necessário, as demandas e necessidades dos empreendedores.

O que você espera desse trabalho?
É importante destacar, Hélcio, que acumulamos resultados negativos na geração de emprego –e consequentemente, renda– nos últimos anos. Vai ser através da valorização do empresário e da geração de novos negócios que voltaremos a contratar e gerar renda. E para fazer isso precisamos identificar oportunidades ou mesmo criar novas oportunidades. É nesse sentido, colocando as ideias dessa elite empresarial da região no papel, que esperamos colaborar com o desenvolvimento sustentável da região. 

Algo mais?
Além disso, podemos colaborar com ações mais factuais, como seminários sobre tecnologia para o varejo, debates sobre cidades inteligentes, estudo e pesquisa de tendências e capacitações diversas, entre outros temas.

Segue o baile ...


Comentários

Postagens mais visitadas