Para ganhar o mundo


Portos: caminhos para exportação

É possível deixar as pequenas e médias empresas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba mais próximas do mercado internacional? Que benefícios fiscais e mecanismos de financiamento existem para isso? A inserção no comércio mundial está restrita às grandes empresas?

Para responder essas e outras questões estratégicas, a Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos realiza no próximo dia 4 de julho o 1º Encontro de Exportadores e Importadores do Vale do Paraíba Competitivo, no Auditório do Hyde Park, no Jardim Aquárius, zona oeste da cidade. O evento tem patrocínio da Rebouças Consultoria, Provane e RGC. E apoio da Prefeitura de São José dos Campos, por intermédio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Citibank, Infraero e MRS Logística.  O encontro vai ser realizado das 14h às 18h30 do dia 4 de julho e espera reunir 220 pessoas.

A meta da ACI é colocar as empresas da RMVale, em especial as PMEs, em contato direto com especialistas das áreas tributária e aduaneira, debatendo os caminhos existentes para a inserção dessas empresas no mercado internacional.

Mercado

A RMVale tem lugar destacado na balança comercial brasileira. Responsável por 5% do PIB de São Paulo, a RMVale tem 12 municípios entre os campeões em exportação no Estado com destaque para São José dos Campos, Ilhabela, Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba e São Sebastião. Em 2018, a RMVale exportou US$ 11,7 bilhões e marcou o recorde dos últimos 22 anos, de acordo com o Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Comentários

Postagens mais visitadas