Qual o tamanho do PT?


Qual o tamanho do PT em São José dos Campos?

Essa é uma pergunta óbvia que surge frente aos números do levantamento publicado pelo jornal “O Vale”, feito em parceria com o instituto Paraná Pesquisas, no último final de semana. Pelos números da pesquisa, o PT virou quase pó de traque na cidade. Em um cenário com Wagner Balieiro como candidato a prefeito do partido, o PT chega a 6,5%, longe dos líderes do levantamento (Felício Ramuth e Renata Paiva), embolado no blocão, atrás de Shakespeare Carvalho (PRB). Com o professor Luiz Leduíno como candidato, aí a coisa complica: o candidato do PT fica com 1,5% das citações, segurando a lanterna da pesquisa.

Você, que me lê, acha que o PT é desse tamanhinho? Eu não ...

Tudo bem que o PT está caindo pelas tabelas nos últimos anos (aqui, no Estado, no Brasil), mas ele tem uma bancada de três vereadores na Câmara de São José dos Campos (mesmo com Juliana Fraga mais pra lá do que pra cá); fez, durante sucessivos anos, deputado local; e seu candidato a prefeito nas últimas eleições, Carlinhos Almeida, obteve mais de 70 mil votos ao tentar se reeleger, isso após um governo dos mais medíocres da história da cidade. Mais: historicamente, mesmo em tempos de vaca magra, o PT sempre abocanhou acima de 22% dos votos. Claro, os tempos são outros: Carlinhos está inelegível, Balieiro não quer ir para o sacrifício de tentar o Paço e o partido deve apostar mesmo em Leduíno, um nome ainda com pouca densidade no mundo da política. Mas só isso? Menos de 2% das intenções de voto?

Como diria o locutor Silvio Luiz, acho pouco, muito pouco, pouco mesmo.

Tem gente apostando que o PT vai lançar Leduíno para cristianizá-lo (não vou explicar o termo; quem quiser saber mais, clique aqui). Sei lá. Minha bola de cristal está com o fusível queimado. Mas, arriscando um palpite, acredito que o PT não vai disputar a ponta da tabela, mas vai dar trabalho em 2020, seja pela força da militância, seja pelo oxigênio extra que o partido soube ganhar com as trapalhadas cometidas por Jair Bolsonaro à frente da Presidência da República. Talvez nesse mar de 75% de indecisos na pesquisa espontânea tenha muito petista na moita. Será?  Volto a falar, sei lá. Mas esse patamar da pesquisa parece pouco, até para um partido que cometeu tantas e tantas bobagens à frente da Prefeitura de São José dos Campos.

Segue o baile ...

Comentários

Postagens mais visitadas