Olha a onda, olha a onda ...

Renata Paiva

Renata Paiva é a grande surpresa no levantamento divulgado no final de semana pelo jornal “O Vale”, feito em parceria com a Paraná Pesquisas.

Vamos lá ...

Vereadora em terceiro mandato, presidente do PSD de São José dos Campos e candidata a deputada estadual em 2018, com um saldo de mais de 35 mil votos, Renata está bem na fita, segundo os dados Vale/Paraná Pesquisas. Ela aparece isolada em segundo lugar na corrida pelo Paço Municipal, com 18,1% 1 19,8%, nos dois cenários pesquisados, atrás apenas de Felício Ramuth (PSDB), que obteve 29,1% e 29,2% das citações, e bem acima do blocão de candidatos, que tem à frente Shakespeare Carvalho (PRB), com 9,1% e 9,8% das indicações. Caso a eleição fosse hoje, pelos números da pesquisa, Renata disputaria o segundo turno com Felício. Não é pouca coisa não.

Para Murilo Hidalgo, diretor do instituto de pesquisas, a presença de Renata tem uma explicação: o recall das eleições de 2018.

Bem, nesse caso, fazendo o papel de advogado do diabo, tenho dúvidas sobre a explicação de Hidalgo. Para mim, ela é bastante simplista. Outros nomes que se lançaram a deputado em 2018 em São José dos Campos, até com mais sucesso que Renata, não tiveram a sorte de serem soprados com tanta força pelos ventos do recall. Um exemplo? Letícia Aguiar, deputada eleita pelo PSL, que ficou na faixa de 4,5% a 4,9% de citações na pesquisa. Tem também o caso de Shakespeare Carvalho, que se lançou a deputado federal em 2018, dois anos após ter tentado a vaga de prefeito. Outro dado chama a atenção: na pesquisa espontânea, Renata fica na faixa de 0,7%. É uma arrancada e tanto para chegar aos 18,1% a 19,8% na pesquisa estimulada (quando o eleitor recebe um cartão com o nome dos candidatos).

Mas vá lá.

Renata tem um trabalho sedimentado como vereadora, fez uma campanha correta a deputada estadual em 2018 e está buscando assumir um protagonismo cada vez maior na Câmara. Agora terá o desafio de consolidar seu nome, de olho nas próximas pesquisas. Até lá, cabe a ela surfar a boa onda que o levantamento Vale/Paraná Pesquisas colocou à sua frente. Mas isso só o tempo dirá ...

PS: Este é o quatro artigo com pitacos sobre o levantamento divulgada pelo jornal "O Vale", em parceria com a Paraná Pesquisas. Mais dois estão no forno. Depois, passo a régua e mudo de assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas