Dois e dois são cinco

Felício Ramuth

Vamos fazer um exercício numérico?

Felício Ramuth (PSDB) foi eleito prefeito de São José dos Campos em primeiro turno em 2016, com mais de 62% dos votos válidos. E, segundo o levantamento divulgado pelo “O Vale”, feita em parceria com o instituto Paraná Pesquisas, seu governo tem uma aprovação de 60%. São números impactantes. Mas deixam uma dúvida: por que, então, Felício aparece abaixo dos 30% das intenções de voto quando colocado como candidato à reeleição em 2020, segundo números divulgados no final de semana pelo Vale/Paraná Pesquisas?

Em dois cenários propostos, com diferentes candidatos do PT, a variação de Felício é pequena: 29,1%, 29,2%.

Mas não é isso que importa, importa é o índice eleitoral bem abaixo do índice de aprovação do governo. Qual a razão? Os “felicianos” minimizam os números: a eleição está longe, disseram alguns; o eleitor não está focado em 2020, disseram outros (afinal, são 75% de indecisos na pesquisa espontânea); alguns outros preferem festejar as citações do prefeito na pesquisa espontânea, de 7,4%. Pode ser, tem sua lógica. Mas, mesmo por aí, a conta da lógica não fecha totalmente, sempre levando em conta, claro, os números do levantamento O Vale/Paraná Pesquisas. Enquanto 29% dos eleitores  declararam voto em Felício na pesquisa estimulada (com cartão com o nome dos candidatos), outros 47,1% citaram nomes diferentes. Isto é, tem uma maioria em busca de outra opção. A um ano da eleição, com a máquina pública nas mãos e um calendário de obras a entregar, isso não é um Deus nos acuda. Mas é sinal que dois e dois não são sempre quatro para o lado do PSDB. Eu acredito que Felício larga como favorito na disputa de 2020, mas não custa ficar atento e colocar a barba de molho. 

E qual a razão desse vaivém de números?

Um vereador atento às oscilações do governo arrisca um palpite: falta calibrar a comunicação do governo, respeitando, claro, as regras legais, mas com foco no simbolismo do PSDB e a cidade. Será isso? O que você acha, caro leitor?

Segue o baile ...


Comentários

Postagens mais visitadas