Um pedacinho do Japão

Antiga fábrica da Kanebo

O Shopping Jardim Oriente inaugura nesta sexta-feira o Memorial Kanebo do Brasil , espaço que resgata a história da empresa têxtil fundada em 1956 e que atuou em São José dos Campos até 2009, quando as operações foram centralizadas em Guaxupé (MG). 

Na fábrica, a Kanebo produzia fios de algodão e de poliéster/algodão, além de fios de seda e de viscose., que serviam de matéria-prima para malharias e tecelagens. No auge da produção, a fábrica chegou a ter 1.300 funcionários. A empresa foi responsável por atrair dezenas e dezenas de imigrantes japoneses para São José dos Campos e, também, responsável pelo crescimento do Jardim Oriente, onde está localizada, bairro cujas ruas têm nome de províncias do Japão.

A Kanebo do Brasil era filial do Grupo Kanebo, sediado no Japão, mas desvinculou-se do grupo em 2005 e mudou seu nome para KDB Fiação, sendo administrada por uma holding norte-americana.  Em 2011, já em Minas Geraes, a empresa foi nacionalizada e, três anos depois, mudou o nome para Textilnova Fiação.

A homenagem do Shopping Jardim Oriente tem uma razão: o empreendimento, do Grupo Shibata, está localizado nas antigas instalações da Kanebo. No espaço foi mantida boa parte da estrutura arquitetônica original. No Memorial, os visitantes poderão ver um pouco do processo de produção da antiga Kanebo, o produto final (bobina de fio) e produtos confeccionados pelos clientes.

Comentários

Postagens mais visitadas