Bicadas & Bicudos


Essa é para passar a régua no assunto ...

A eleição para o diretório municipal do PSDB de São José dos Campos mira as eleições municipais de 2020, mas também o pleito de 2022. E quem saiu fortalecido nessa história toda foi o vereador Juvenil Silvério, que vai arrumar o ninho tucano com vistas a duas disputas eleitorais estratégicas. Com alguns agravantes: primeiro, eleitos domingo, os diretórios municipais do PSDB podem ter seus mandatos prorrogados até 2023. em uma equação maior, que visa manter João Doria à frente do PSDB nacional até depois das eleições de 2022; segundo, os diretórios, além de escolher as chapas, também devem gerir o fundo partidário, o que é um poder de fogo e tanto. Além disso, puxando a sardinha para a brasa local, Juvenil une o comando do PSDB ao poder que ele ainda mantém na Câmara, sob a simpatia de Robertinho da Padaria (PPS). Mais: com Juvenil, é a primeira vez que os chamados "históricos" do PSDB não assumem o comando do partido em São José dos Campos. É mole ou quer mais?

Somando tudo, noves fora, Juvenil tem tudo para aplainar o caminho para conseguir realizar, finalmente, seu sonho: se lançar candidato a deputado estadual pelo PSDB, sonho que bateu na trave alguns vezes. 


Quem perder com isso?

Ora, um dos perdedores é o deputado Hélio Nishimoto, que está em fim de mandato, após ter sido barrado nas urnas de outubro. Nishimoto foi a pedra no sapato de tantos tucanos que sonharam em disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado por São José dos Campos, pivô da saída de Fernando Petiti do partido em 2018. Com Juvenil forte, a pretensão de Nishimoto de ser candidato único em 2022 vai para o espaço. Para colocar um pingo de ironia nisso tudo, Juvenil chegou ao comando do PSDB na esteira de um levante contra a reeleição de Geraldo Pinheiro ao cargo, movimento comandado por George Zenha, com apoio da Juventude do PSDB. Pois é, Zenha foi assessor de Nishimoto na Assembleia Legislativa do Estado antes de ingressar nas fileiras do governo Felício Ramuth. Terá sido um tiro no pé? Vamos ver para onde segue a carruagem.

Até lá, segue o baile ...




Comentários

  1. Triste destino deste partido. O roteiro é semelhante ao acaso do PT: descrédito, associação a malfeitos, velhos caciques destronados, fisiologismo, impopularidade e gestões enroladas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas