E segue o baile ...

Mudança nas regras da Câmara

Estranha, põe estranha nisso, essa mudança nas regras seguidas pela Câmara de São José dos Campos para a eleição de seu futuro presidente.

Tem dedo do Paço nisso?

De uma hora para a outra, os vereadores resolveram mudar o regimento interno da Casa e antecipar a eleição, que, tradicionalmente, ocorria em dezembro. Agora, com as novas regras, ela pode ocorrer a qualquer momento do segundo semestre, aparecendo, assim, de surpresa, no calendário das sessões. Mudança aprovada em uma semana, Robertinho da Padaria (PPS) eleito por 16 dos 19 votos válidos na semana seguinte. Nada contra Robertinho, mas fica a pergunta: por que tanta pressa? O que tanto preocupa os vereadores e seus vizinhos, os atuais inquilinos do Paço Municipal?

A pista é clara: as eleições de outubro.

São José dos Campos tem diversos candidatos a deputado estadual e a deputado federal, entre eles alguns vereadores --de Amélia Naomi (PT) a Fernando Petiti (MDB), de Renata Paiva (PSD) a Lino Bispo (PR), por exemplo, sem esquecer de Vagner Balieiro (PT). E o resultado das urnas de outubro pode significar um novo alinhamento político, a partir de alguns resultados. Qual será a votação de Eduardo Cury (PSDB) e Hélio Nishimoto (PSDB), candidatos à reeleição? Eles serão reeleitos com louvor ou vão passar algum aperto? Mais: qual será o desempenho de Shakespeare Carvalho (PRB), personagem que tira o sono de muita gente no Paço? E de Cristiano Pinto Ferreira, ex-vereador que voltou à vida pública aditivado pela força da rádio e da TV? As variáveis são tantas e incontroláveis em sua maioria que os governistas decidiram não correr riscos e optaram por congelar o status quo pré- eleição, bastante favorável à administração Felício Ramuth (PSDB). Vai que o caldo azeda depois, como ocorreu com o governo Carlinhos Almeida (PT), que sofreu dois anos de oposição sistemática da Câmara. Em política, todo cuidado é pouco. É sempre melhor prevenir que remediar.

E segue o baile, agora com Robertinho de maestro ...



Comentários

Postagens mais visitadas