O DNA do Jornalismo


Jornalismo é a arte de contar boas histórias, de tornar interessante aquilo que é relevante para as pessoas e para a sociedade.

Assim, o DNA, a raiz do jornalismo é a reportagem.

Por isso é salutar a iniciativa do jornal "O Vale" de lançar um caderno especial dedicado a uma grande reportagem mensal, batizado de "Documento O Vale". Reportagens são a base do trabalho do jornalismo e estão diariamente nos jornais, portais, rádios e TVs. Reportagens de fôlego, reportagens especiais, as chamadas grandes reportagens, que exigem tempo, dedicação, apuração severa, insistência e muita, muita paciência, essas são mais raras, seja pelo trabalho que dão, seja pelas horas envolvidas frente a um ritmo que está cada vez mais veloz e voraz dentro de Redações cada vez mais enxutas. Esse contexto aumenta o valor da aposta de "O Vale". Tomara que ela vingue e traga boas histórias, bem contadas, revelando informações importantes para a sociedade.

A reportagem de estréia, sobre gastos da Câmara de Taubaté com viagens de vereadores, é um exemplo de bom jornalismo. Assinada pelo editor-executivo do jornal, Julio Codazzi, ela levou 14 meses para ser apurada e teve origem em um fato: o jornalista não se contentou ao ter negado seu acesso a informações que, por princípio, deveriam ser públicas. Com as portas fechadas na sua cara, o jornal decidiu ir à Justiça para garantir o que determina a Lei de Acesso à Informação. E ganhou. Com isso, ganha também o leitor. Pela repercussão da reportagem --e seus desdobramentos-- na cidade, o jornal marcou um gol de placa.

Parabéns ...


Comentários

Postagens mais visitadas