"Fiz o meu melhor"


Carlinhos Almeida

Lula, futebol, petróleo e rogai por nós ...


Para encerrar o balanço da entrevista do ex-prefeito Carlinhos Almeida (PT) no programa “O Povo no Rádio”, no último sábado, alguns tópicos sobre o que ele disse ao jornalista Ferreira Leite. Carlinhos foi ao estúdio usando uma camiseta pólo amarela do São José Esporte Clube e acabou falando sobre futebol. Torcedor fanático do Palmeiras, o ex-prefeito lembrou dos tempos em que jogava futebol de salão no Seminário em Taubaté e respondeu a Ferreira para quem torceria em um jogo hipotético entre Palmeiras e São José:

-- Para o São José, lógico. Pena que está difícil eles jogarem de novo.

Mas nem tudo são flores, mesmo no esporte. Um ouvinte usou a camisa do São José para lamentar a falta de ajuda ao clube durante o governo do PT. Carlinhos negou, minimizando o apoio de sua gestão ao Tigre.  Segue o balanço da entrevista, por tópicos.

Esportes
“Apoiamos os dois clubes. E fizemos mais, apoiamos todos os esportes. São José, por exemplo, voltou a ser campeã nos Jogos Abertos do Interior após mais de 20 anos. E o basquete, que se fala tanto, foi campeão paulista.”

Lula 1
“A velocidade com que a ação contra Lula tramitou na Justiça é atípica. Outros políticos, que não vou citar o nome, ficaram com ações pendentes na Justiça por quase 20 anos. No caso do Lula, não.”

Lula 2
“Você (Ferreira) me pede para dizer como o governo Lula vai ser visto em uma sala de aula daqui a 20 anos. Eu sou professor de História, mas, nesse caso, precisaria ser professor de História Futura, seria uma projeção. O que eu sei é que um governo, como o de Lula, vai ser analisado ao longo do tempo pelo que ele representou na história do pais. Getúlio (Vargas) se suicidou quando era alvo de acusações e processos. É considerado um dos melhores presidentes da história do Brasil. JK terminou a vida enfrentando muitas acusações. Também é um presidente importante. A história analisa a trajetória de cada um, seus erros e acertos. Faz-se um balanço. E o balanço do governo Lula é de transformação do país, com crescimento social e econômico.”

Petrobras
“Os americanos querem ter o domínio sobre o petróleo brasileiro.  Agora, no governo Temer, foram adotadas medidas sobre o pré-sal que prejudicam os interesses brasileiros. Teve erro na Petrobras? Se teve, deve ser apurado e quem errou deve pagar. Agora, dizer que a Petrobras está quebrada está errado. Estão querendo matar a Petrobras e isso é errado.”

Governo Temer
“Estamos vivendo um momento ruim na história do país, onde se misturou o joio com o trigo. O presidente (Temer) não recebeu mandato popular para tomar as medidas que está tomando. A pauta dele não era a pauta com que a chapa (Dilma-Temer) foi eleita. Não estou vendo melhorias. Fala-se de melhora na economia, mas não deram nem a reposição da inflação ao salário mínimo. Não vejo nada melhor do que antes.”

Seu governo
“Fiz o meu melhor. Investimos em toda a cidade, sem diferenciar bairros e regiões, investimentos em todos os segmentos da sociedade, principalmente com foco nos que mais necessitavam. Investimos em todas as áreas, Saúde, Educação, Infraestrutura. Fizemos um governo para todos. Saí da prefeitura com o mesmo padrão de vida que tinha antes, moro na mesma casa, trabalho em um emprego concursado. Na Caixa, voltei a ser funcionário, um peão. Para mim isso quer dizer muita coisa.”

De quebra, Carlinhos ainda falou de um hobby: o jardim e a horta quem mantêm no quintal de casa, onde planta, por exemplo, ora-pró-nobis, sua predileta, uma espécie de cactácea usada no preparo de carnes, como chá ou na ornamentação. Em latim, a expressão ora pró nobis, ou rogai por nós, em uma tradução simples, é citada na Ave Maria. Resquício dos tempos de seminário? Ecos de Minas Gerais, de onde vem a tradição pelo uso da planta nas refeições, Estado berço de Carlinhos, nascido em Santa Rita de Jacutinga em junho de 1963?  Tudo isso junto e misturado?


Bem, entrevistas de Carlinhos, agora raras, sempre rendem informação, debate, repercussão. E servem de um contraponto necessário na política atual ...

Resta saber se o melhor de Carlinhos foi o suficiente para a cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas