Bola nas costas de Felício

E agora, Felício?

Até as pedras da calçada da rua José de Alencar, na frente do Paço Municipal, já estavam esperando por algo assim ..

O Tribunal de Justiça do Estado concedeu ontem liminar barrando o reajuste salarial de 19% concedido aos secretários municipais de São José dos Campos. A decisão do TJ atendeu a uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), impetrada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de São José dos Campos. Os legalistas, com razão, e os aspones, por obrigação, vão dizer: ora, o Tribunal não julgou o mérito da questão, do reajuste aprovado pela bancada do amém que é maioria na Câmara dos Vereadores. Sim, ambos têm razão. Ao conceder a liminar, o desembargador Borelli Thomaz apenas vislumbrou razão à tese defendida pelo sindicato. E, sob risco do leite ferver e derramar, mandou parar a brincadeira até que o assunto seja melhor analisado.

Mesmo assim, a decisão é uma derrota para o governo e uma derrota pessoal, mesmo que temporária, para o prefeito Felício Ramuth (PSDB), que chamou para si, segundo assessores mais próximos, a paternidade do reajuste.

A pergunta que fica é: secretários merecem ganhar mais?

Aí a porca torce o rabo. Eu acho que sim, embora a forma de tramitação do projeto na Câmara, apresentado pela Mesa Diretora aos 49 do segundo tempo, seja por demais suspeita. Fiz essa pergunta tempos atrás: se está tudo correto com o projeto, por que atravessar o samba e encaixá-lo na pauta na surdina, junto com o projeto de gatilho salarial de 5% para os servidores? Estranho, estranho. Aliás, essa crítica eu fiz pessoalmente ao prefeito, durante entrevista que ele deu ao blog dois:pontos na semana retrasada. Agora, para o Sindicato dos Servidores, secretário já ganha bem. A professora Rosemary Fátima da Silva, da direção da entidade, é categórica: o aumento de 19% causou revolta nos servidores, que estão sem aumento real há 20 anos e com um vale-alimentação proporcional a R$ 5 por dia. Mais: além da Adin, o sindicato levou o caso ao MP, pedindo que prefeito e vereadores sejam denunciados por improbidade administrativa.

Alegria de uns, azar de outros ...

De resto, essa história ainda vai dar muito pano pra manga, incômoda pedra no sapato de um governo que sonha em ser popular ...




Comentários

Postagens mais visitadas