O canto da sereia de FHC

FHC na ofensiva

Mais da sempre atenta newsletter "Meio", do jornalista Pedro Doria, uma sucessão de análises sobre o encanto de FHC por Luciano Huck:


Vinicius Torres Freire: “Qual o sentido dessa tentativa de FHC de dissolver o que resta da política partidária, lançando perfume ácido em seu próprio partido? As respostas são óbvias, mas nem todas desinteressantes. Primeiro, acredita-se que Huck tenha mais chance de vitória. Segundo, FHC e seu círculo da elite econômica mais ilustrada e discreta gostariam mesmo de dissolver a política partidária que está aí. Multiplicaram-se essas ONGs de formação e patrocínio de quadros políticos novos liberais e centro-direitistas. Lançarão dezenas de candidatos ao Congresso. Têm traços do tucanato original, diferente desse que ficou com a carantonha de MDB, do que essa elite tem nojinho (FHC não disse que Huck é a cara do PSDB por acaso). Não deixam de ser movimentos sociais, nome que sempre foi colado a associações de esquerda e populares. Não perfazem um partido, sem o que não se vai longe em política. Huck não tem grupo político, sem o que também não se faz um partido. Ainda assim, reconheça-se que há gente, de cima a baixo, procurando enfiar cunhas na política que está aí. Quanto à eficácia ou qualidade da investida, é história para outro dia.” 

As ‘startups’ da política devem lançar até 500 candidatos a deputado nesta eleição.

Elio Gaspari: “FHC buscou o ‘novo’ na telinha por diversos motivos, mas acima de todos está o desejo de ganhar a eleição. Se ele conhece virtudes além das ‘boas intenções’ de Huck, não as revelou. Não se pode responsabilizar FHC pela ruína do PSDB, mas ele foi parte dela. Quando saiu do PMDB, acompanhando Mário Covas e Franco Montoro para livrar-se das práticas que o haviam contaminado, buscava algo novo e foi bem-sucedido. O tucanato envelheceu, em vários sentidos. Indo buscar o ‘novo’ na telinha, FHC e os articuladores da candidatura de Huck atestam o fracasso de suas práticas políticas.” 

Comentários

Postagens mais visitadas