A guerra da Saúde

Era bom?

Não dá para negar: a Saúde Pública é, realmente, a atual pedra de toque do debate político em São José dos Campos ...

Em um round anterior, o secretário de Saúde, Oswaldo Huruta, passou a sofrer com o fogo amigo de partidos aliados do governo Felício Ramuth (PSDB) e até de alas tucanas, no embalo das queixas da população sobre falta de medicamentos e filas para marcação de consulta na rede pública. Houve até uma aposta se Huruta seria substituído em dias ou horas. Na semana passada, Felício bateu o pé e disse que Huruta fica no cargo.

Agora, novo round ...

Aproveitando a divulgação do índice de mortalidade infantil de 2016, o mais baixo da história da cidade (9,1 em 1.000 nascidos vivos), o ex-prefeito Carlinhos Almeida (PT) postou um vídeo de mais de 15 minutos nas redes sociais em que lembra das realizações de seu governo na área de Saúde e faz um alerta. "Quando a gente aponta falha é que queremos que as coisas andem para frente, que essas coisas mão sejam paralisadas, que não haja retrocesso", disse Carlinhos, pedindo, em seguida, que a administração do PSDB reveja o corte das equipes de PSF (Programa Saúde da Família) e retome o Hospital Mulher.

O vídeo, batizado de "Uma conquista a ser preservada",  foi gravado com Carlinhos dialogando com os vereadores Amélia Naomi e Wagner Balieiro, além de Paulo Roitberg, ex-secretário da Saúde da gestão do PT. Ao longo de mais de 15 minutos, os quatro elencam o que consideram realizações da gestão de Carlinhos: do PSF à construção do Hospital da Mulher, da UTI Neonatal até a atração das Faculdades de Medicina, do programa Mais Médicos ao investimento em saneamento na periferia, investimento em programas de aleitamento materno, entre outros. Roitberg é didático. Ps vereadores, enfáticos: para falar sobre a Saúde no governo do PSDB, Wagner usa a palavra "retrocesso"; Amélia fala em "desmonte".

É vida que segue ...
Qual será o terceiro round?

Comentários

  1. Esta tão devagar a administração de gestão em
    setores essenciais a sociedade que despertaram até o ex prefeito Carlinhos de seu silencio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas