Para conhecer a história ...


Esta é para anotar na agenda ...

Alunos da antiga Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São José dos Campos têm um encontro marcado no dia 5 de agosto para matar saudades e também ajudar a restaurar a memória da instituição, fechada em 1976, seis anos após a sua criação.

O local do encontro não poderia ser outro: a Escola Monteiro Lobato, onde funcionou a FAUSJC --ou Faujoca, para os íntimos-- por alguns anos.

O evento marca os 47 anos de criação da Faculdade, mantida pela FVE (Fundação Valeparaibana de Ensino). Estão sendo esperados 80 alunos. O encontro começa às 9h e deve durar até o meio-dia, com depoimentos e exposição de documentos e fotografias da Faculdade, uma instituição que marcou época na cidade e até hoje é lembrada com um misto de saudade e frustração com seu fechamento precoce.

Por que fechou?

Visto pela perspectiva dos anos, por uma soma de questões, segundo ex-alunos e historiadores. Por um lado, a proposta pedagógica da FAUSJC, com foco na arquitetura e urbanismo frente à questão social, era dissonante da visão tecnista de ensino adotada pelos governos da Ditadura Militar. De outro, a FVE considerava, à época, cara demais a manutenção da estrutura de ensino da instituição. Além disso, havia o contexto: a efervescência política da Faculdade era vista com restrições pelo governo. Somando tudo isso, noves fora questões menores, a Faujoca foi fechada em 1976.

Parte dessa história, que marcou a vida de muita gente, será revivida no encontro de 5 de agosto. Uma oportunidade para conhecer mais a história da cidade. 

Comentários

Postagens mais visitadas