Joesley, Folha & Globo


Informação da sempre atenta newsletter Meio:

Há um embate entre Globo e Folha a respeito do perito Ricardo Caries dos Santos. Ao diário paulistano, ele afirmou em reportagem publicada no sábado que há “mais de 50 edições” na gravação entre o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista. O jornal o identifica como perito homologado pelo TJ-SP e a matéria foi utilizada pelo presidente em seu discurso de defesa como principal sustentação de que o registro da conversa fora manipulado.

Uma equipe do carioca O Globo foi a Santos. O diário diz que ele não é perito homologado, apenas presta serviços eventuais para o tribunal. Ao jornal, ele mostrou-se reticente, afirmando que na verdade encontrou apenas “14 pontos de edição” e que “seu trabalho é apenas inicial”. Outros peritos ouvidos pelo Globo ainda pontuaram que os softwares usados na análise são amadores. Em resposta, a Folha voltou a ele. Afirma ter ouvido, no domingo a noite, que Santos sustenta, sim, a presença de “53 edições” e que ele é, sim, perito do TJ. Não entra no mérito dos programas de computador utilizados.

Ao sair de seu carro com o gravador ligado para a conversa com Temer, Joesley ouvia a CBN. Quando voltou ao carro, o rádio estava na mesma emissora. Os jornalistas da CBN tornaram à programação daquela noite de 7 de março para ouvir o que fora transmitido. Entre deixar seu automóvel e retornar, tinham se passado os mesmos 36 minutos do registro da gravação. Ao menos por este indício, não parece ter havido cortes.

O ministro Edson Fachin enviou a gravação ao Instituto Nacional de Criminalística para uma perícia profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas