Carta Aberta sobre a GM


Carta pelo Emprego
Em Carta Aberta divulgada neste final de semana, 11 entidades empresarias vieram a público para defender a manutenção de empregos na fábrica da GM de São José dos Campos.

E pedem o apoio da comunidade nessa tarefa.

O foco é o impasse no TRT de Campinas entre a direção da GM e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos em torno da adoção ou não de um lay-off para 1.600 trabalhadores considerados excedentes na unidade pelos próximos cinco meses, prorrogáveis por mais cinco. Com a suspensão de contrato de trabalho, a montadora tenta evitar a demissão de parte dos funcionários em razão da retração do mercado interno e do cancelamento do contrato de exportação para a GM México.

O sindicato é contra o lar-off e quer que a empresa inclua como item do acordo a estabilidade no emprego após o período de suspensão de contratos. A GM diz que, sem acordo, pode efetuar o desligamento da mão de obra considerada excedente.

O Dia D desse impasse é amanhã, no TRT.  

A Carta Aberta defende um acordo em torno do lar-off para manutenção dos empregos, com uma mudança de postura do Sindicato dos Metalúrgicos. "São José não pode perder os empregos da GM", diz a Carta.

Ligadas ao Gedesp (Grupo de Estudos de Desenvolvimento Econômico, Social e Político), as entidades que assinam o documento são ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos, Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba), AEA (Associação dos Engenheiros e Arquitetos), APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), APM (Associação Paulista de Medicina), Assecon (Associação dos Contabilistas), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) e Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes).

É uma forma legítima de pressão.
Vamos ver qual será o efeito dessa Carta Aberta no impasse de amanhã no TRT.

Comentários

Postagens mais visitadas