Greve: balanço oficial


A Prefeitura de São José dos Campos divulgou um balanço oficial do que funcionou e o que não funcionou na cidade nesta manhã de greve geral:

URBAM
Coleta comum – As equipes não conseguiram sair, nesta manhã, às ruas para fazer a coleta em razão das barreiras com pneus queimando e ameaças do Sindicato de depredação. A empresa Sustentare, para evitar a depredação dos caminhões, aguarda a situação acalmar para a execução das atividades. 
Coleta seletiva e hospitalar – Em funcionamento normal.
Varrição - 40 a 50% de falta de funcionários por causa da ausência do transporte público
Rodoviária Nova - Movimento afetado pela atuação dos sindicatos. Com apoio da PM e da guarda municipal, os ônibus intermunicipais começaram a sair às 10h. Desembarque está normal. 

SAÚDE
Todas as unidades básicas e unidades de pronto atendimento estão abertas e atendendo a população. O mesmo ocorre no Hospital Municipal.
A Secretaria de Saúde preparou um plano emergencial alternativo de transporte de funcionários que trabalham nas UPAs, que fazem atendimento de urgência e emergência. 
Aqueles que relataram dificuldades de conseguir transporte foram buscados em casa. 
Porém, algumas unidades básicas registraram falta ou atrasos de auxiliares de enfermagem que não conseguiram chegar devido à greve de ônibus. 
O atendimento médico está normal.
Pontualmente, em alguma unidade, o tempo de espera para atendimento pode ser maior do que o normal, sobretudo os que procuram por vacinas.

PROTEÇÃO AO CIDADÃO
- GCM (Guarda civil municipal) e COI (Centro de Operações Integradas) acompanham o protesto em diversos pontos da cidade por meio do monitoramento.

APOIO SOCIAL AO CIDADÃO
O funcionamento nas quatro unidades das Casas dos Idosos segue normalmente, inclusive com atividades em andamento e sem prejuízo aos idosos, bem como todos os demais serviços oferecidos pela Secretaria no que se refere ao atendimento à população.

MOBILIDADE URBANA
100% da frota de ônibus parada. Transporte Alternativo funcionando normalmente. Taxistas, fretados e escolares autorizados a transportar passageiros. No caso dos taxistas vão operar com o taxímetro desligado e farão corridas com desconto.

ESPORTE E QUALIDADE DE VIDA
Até o momento, a DAEC registrou apenas o cancelamento da aula de ginástica no Centro Comunitário do Alto do Ponte. Os alunos foram avisados via WhatsApp e não houve problemas. Todos os poliesportivos, unidades esportivas e centros estão abertos e funcionando normalmente.

MANUTENÇÃO DA CIDADE
A programação dos serviços de capina, roçada, tapa-buraco, fumacê, podas de árvore, entre outros, não foi afetada. 

EDUCAÇÃO E CIDADANIA
A Secretaria de Educação e Cidadania orientou, ao longo da semana, que todos os professores e equipes gestoras das escolas da rede municipal trabalhassem normalmente nesta sexta-feira (28).
As escolas de educação infantil e ensino fundamental, os institutos materno infantis e os núcleos de educação infantil funcionaram normalmente. 
Houve paralisação num Centro de Educação Infantil (CEDIN) e cinco Centros Comunitários de Convivência Infantil (CECOI), que são administrados por entidades particulares parceiras da Prefeitura, que atendem crianças de 0 a 5 anos.

Relação de Cedin’s e Cecoi’s que não abriram nesta sexta-feira:
- CEDIN Mário Donizete Borges, bairro Jardim São José II, zona Leste
- CECOI Lírios do Campos I, bairro Torrão de Ouro II, região Sudeste
- CECOI Meu Segundo Lar, bairro Galo Branco, zona Leste
- CECOI Santa Rita, bairro Altos de Santana, zona Norte
- CECOI Anália Franco, Centro
- CECOI CASEPAFE, bairro Jardim Santa Hermínia, zona Leste

A Secretaria de Educação e Cidadania manterá contato com as escolas ao longo de todo o dia para acompanhar o andamento das atividades.

Comentários

Postagens mais visitadas