Eleb está no azul


A Eleb Equipamentos Ltda. apurou lucro líquido R$ 72,7 milhões em dezembro de 2016, valor 490,35% maior do que o registrado no exercício anterior, de R$ R$ 12,3 milhões. A diferença de R$ 60,4 milhões entre os dois períodos é quase cinco vezes maior do que o lucro líquido de 2015.

O balanço financeiro da companhia, cuja sede fica em São José dos Campos, foi publicado nesta semana. Desde 2008, a Eleb é controlada unicamente pela Embraer. Antes, a fabricante dividia a operação com a Liebherr Aerospace SAS.

O documento aponta que a companhia registrou um lucro antes de impostos de R$ 80,8 milhões no final do ano passado, representando aumento de 34,86% comparado ao lucro apurado no final de 2015, de R$ 59,9 milhões.

A receita líquida da companhia passou de R$ 325,4 milhões, em dezembro de 2015, para R$ 367,4 milhões, no final do ano passado, crescimento de 12,92%.
O lucro bruto aumentou ainda mais: 91,42%, saltando de R$ 62,7 milhões, em 2015, para R$ 120 milhões em 2016, um crescimento de R$ 57,3 milhões.

Investimentos
A empresa projetou como reserva para investimentos o montante de R$ 212,1 milhões no final de 2016, volume 156,74% maior do que o projetado no final de 2015, de R$ 82,6 milhões.

Com uma unidade de 24 mil m², na região sul de São José, a Eleb tem foco na área aeroespacial e é uma das principais fornecedoras da Embraer.

A empresa produz trens de pouso, componentes hidráulicos e eletromecânicos para aeronaves, abrangendo os setores de aviação comercial de médio porte, helicópteros, aviação executiva e aviação de defesa.

Segundo a Eleb, a companhia “domina o ciclo completo do produto, desde sua concepção e desenvolvimento, passando pela parte de testes, certificação, manufatura e até o suporte pós-venda”.

Entre os principais projetos, a Eleb está envolvida no dos aviões Phenom 100 e Phenom 300, jatos executivos da Embraer, e das aeronaves da aviação comercial da fabricante: Embraer 170, 175, 190 e 195. A empresa também fabrica os trens de pouso dos aviões da nova família de jatos da Embraer, o 190 e 195 E2.

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