Evangelho da Taba 2

Sérgio Rodrigues

A Prefeitura de Jacareí está fazendo uma operação pente-fino para tentar localizar mais móveis da antiga Oca em seu acervo, espalhado em diversos prédios da cidade. 

Mais três peças foram identificadas. Agora, a prefeitura estuda a recuperação do mobiliário, em uma oficina do Rio de Janeiro, especializada na obra do designer Sérgio Rodrigues.

O acervo maior e mais conservado continua na sala da chefe de Gabinete do prefeito Izaías Santana (PSDB), Claude Moura, que herdou material garimpado pela antiga "inquilina" do espaço, Nydia Natali, braço-direito do ex-prefeito Hamilton Mota (PT).

Instalada em Jacareí, a antiga fábrica da Oca dava forma às criações de Sérgio Rodrigues, designer que mudou a concepção do mobiliário brasileiro a partir dos anos 50, valorizando formas que encontravam eco na arquitetura de Oscar Niemeyer e utilizando materiais bem brasileiros, da madeira ao couro. Boa parte do mobiliário original de Brasília era composto por móveis assinados por Sérgio Rodrigues.

Em sua concepção original, datada do início dos anos 70, os prédios da Praça dos Três Poderes, em Jacareí, tinham móveis da Oca em suas espaços principais. Com o tempo, boa parte do acervo se perdeu.



Comentários

Postagens mais visitadas