Ecos da Redentora

Castello Branco

O prefeito Izaías Santana (PSDB) comprou uma briga com a oposição em Jacareí.

Em uma decisão polêmica, Izaías determinou a volta do busto do ex-presidente Humberto de Alencar Castello Branco a seu espaço original,  de onde havia sido retirado em 2014, por força de um decreto do então prefeito Hamilton Mota (PT). O busto, que estava guardado no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, sofreu uma limpeza e voltou à praça pública, bem na frente da sede da Prefeitura de Jacareí, prédio que, até 2014, também levava seu nome, mas acabou transformado de Palácio Presidente Castello Branco em Paço da Cidadania, graças a uma onda revisionista que tentou banir, em parte, nomes de líderes e políticos ligados à Ditadura Militar de praças, ruas e logradouros públicos dos quatro cantos do país.

Em Jacareí, o busto de Castello foi para o museu.
Em Dom Cavati (MG), no final do ano passado, o prefeito Pedro Euzébio (PT) mandou retirar a estátua do ex-presidente, o primeiro da ditadura após o Golpe de 64, de uma das praças principais da cidade. Há diversos outros exemplos desse tipo.


O que levou Izaías a  restaurar o busto de Castello?


Em nota, a Prefeitura de Jacareí explicou:

"A prefeitura informa a decisão de recolocar o busto foi tomada pelo prefeito e tem como fundamento de sua convicção de não ser legítimo aos atuais agentes políticos rever a história. O homenageado foi presidente da República legitimado pelos brasileiros de sua época e, tendo contribuído decisivamente para a construção da sede administrativa, é legítima a homenagem que lhe fora prestado. Não houve despesas para a restauração do busto, apenas a limpeza do mesmo."

A decisão sofreu críticas da oposição nas redes sociais.

E você, leitor, o que acha? Essa onda revisionista é ou foi legítima (leia aqui um artigo a favor do revisionismo)? Como ficam outros personagens históricos brasileiros, como os bandeirantes, por exemplo, acusados, hoje, de escravizar índios e cometer diversas atrocidades em sua saga de conquistar o interior do país? Ou tudo isso não passa de uma revanche histórica? Dê sua opinião, amplie o debate.

Com informações de Nathália Barcellos













Comentários

  1. Hélcio, parabéns pela reportagem!

    Entendo que todos nós devemos e temos a obrigação de lutar para que a nossa Historia seja bem guardada, bem preservada, e que esta sirva de aprendizado para as gerações futuras.

    Tentar esconder parte da nossa história, seja ela qual for, como fizeram o "Desgoverno Petista" em Jacareí, não é correto e não e justo para com o nosso povo!

    Meus parabéns ao Prefeito Izaias Santana e a todos os que direta ou indiretamente tornaram isto possivel.

    Esperemos ainda, que o nome oficial do Prédio da Prefeitura volte a ser "Palácio Presidente Castelo Branco"

    Will William
    Jacareí, SP

    ResponderExcluir
  2. Pelo que li, o busto estava guardado no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. Não acho que isso seja "esconder", Will. Na minha opinião, o busto de alguém que sabotou ativamente a democracia, mostrado com orgulho na frente da prefeitura de uma cidade, é no mínimo de extremo mau gosto. Passa a ideia errada pro povo, que já está afundado até a cabeça em ideias erradas ou retrógradas, de que a violência absolutista é uma ótima maneira de resolver os problemas e as diferenças. Concordo que todo presidente na nossa história, seja ditador militar ou civil eleito democraticamente, tem um certo tanto de coisas boas e péssimas em seus currículos, mas respeitar a democracia deve ser o preceito básico de qualquer sociedade que se diz civilizada. Você pode achar que o Lula ou a Dilma são piores que o capeta e afundaram esse país, mas eles foram eleitos no voto direto pela maioria do nosso povo, e isso não se discute. Eu não votei neles em nenhuma ocasião, mas estou disposto a comprar briga (retórica) com qualquer um que tente colocar qualquer presidente da Junta em um patamar moral acima de qualquer um que tenha pelo menos tido o trabalho de ganhar uma eleição. E se você acha que as eleições do PT foram compradas com Bolsa-Família, pondere que as vitórias do PSDB foram compradas por empresários e grandes indústrias multinacionais, e o aparelhamento do PMDB na coisa pública é comprado com propinodutos do coronelato que existe desde que Portugal chegou por aqui. O resultado da urna é o que importa - menos para o PMDB e a Globo.

    Sinceramente não entendo que História é essa que você parece tão preocupado em passar para as gerações futuras. Espero que você não ache uma boa ideia "desaparecer" com alguém só porque ele tem ideias políticas diferentes das suas. E se esse algúem for alguém que você gosta, ou até você mesmo? Você acharia legal ir parar numa vala só por ter uma opinião? É isso que você quer para o futuro?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas