Uma visão sobre o caos

Sistema carcerário em xeque (Acopiaranews)

Dados compilados pela excelente newsletter Meio, do jornalista Pedro Dória, sobre o caos que se instalou sobre o sistema carcerário brasileiro:
99 homens morreram assassinados, muitos brutalmente, nas cadeias brasileiras, em 2017. Três corpos foram encontrados em estado avançado de decomposição ao lado do Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus. Em se confirmando que eram presos, o número vai a 102. Nenhum indício há de que as rebeliões vão parar. Em Roraima, um juiz mandou soltar 160 detentos que estavam em regime semiaberto para prisão domiciliar para evitar riscos. O ano não tem 10 dias ainda. 
E o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, mandou convocar reunião de emergência com os secretários estaduais de segurança. Para daqui a nove dias.
 
O aumento da população carcerária no Brasil tem causa: ela cresce, principalmente, por tráfico de entorpecentes. Em 2005, 31 mil homens cumpriam pena pelo crime. Em 2015, quase 140 mil. Nenhum outro delito registrou aumento deste porte. E, muitas vezes, a diferença entre usuário e traficante tem muito pouco de clara.

O Brasil tem a quarta população carcerária do mundo. Nos EUA, China e Índia, que encabeçam a lista, os números estão em queda. Aqui, em alta.

Comentários

Postagens mais visitadas