A taxa do paranauê

O parque é de todos?


Está causando polêmica nas redes sociais a taxação sobre o uso do espaço do Parque Vicentina Aranha.

Vale a pena acompanhar esse caso de perto ...

O caso veio a público com um abaixo-assinado on-line lançado contra a taxa de R$ 160 cobrada das roda de capoeira do Mestre Lobão, que usa o espaço do Vicentina Aranha como palco há mais de três anos. “A continuidade desse trabalho, no entanto, encontra-se ameaçada pela política insistente de privatização do espaço público, de retirada de direitos e garantias da população, pois, fora comunicado ao Mestre Lobão, pela gestão (terceirizada) do parque, que, para continuar com essa atividade, deveria pagar a quantia de R$ 160, sob o pretexto de manutenção do parque, um verdadeiro abuso e absurdo”, diz o texto do abaixo-assinado, que atingiu hoje pela manhã cerca de 660, 670 adesões. “O parque é frequentado por toda a comunidade joseense para a realização de atividades físicas, mas a capoeira tem que pagar”, completa o texto, alertando: “O movimento não diz respeito a não condição de poder pagar, mas por considerar essa atitude um desrespeito ao mestre Lobão, com todo seu reconhecimento mundo afora com a capoeira, com todos os capoeiristas e com os cidadãos.”

O Vicentina é um parque conquistado pela sociedade, que lutou, durante mais de uma década, para que os muros do antigo sanatório fossem derrubados e para que esse patrimônio fosse aberto a toda comunidade. Sua mancha verde é um tesouro no coração da área nobre da cidade. Seu patrimônio arquitetônico, em recuperação, é ímpar. Gerido hoje  por uma OS, o Vicentina é o parque do coração de boa parte dos joseenses.

E essa questão? Com a palavra os gestores do Vicentina Aranha ...

Comentários

  1. Aos adm's do Parque... um belo "Vai Catar Coquinho".

    ResponderExcluir
  2. Privatização indevida... Ridículo por parte da administração do Parque!

    ResponderExcluir
  3. E se as atividades da capoeira e outras atividades coletivas acontecessem em espaços públicos que já estão revitalizados e fechados ou ainda em outros parques da cidade. De repente seria uma solução para vários grupos que também buscam espaços para realização de apresentações, ensaios, reuniões, aulas abertas etc...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas