Lições de Carlinhos

Carlinhos: mais uma ...

Pelo andar da carruagem, o ex-prefeito Carlinhos Almeida (PT) corre o risco de ficar com os direitos políticos suspensos até a quinta geração ...

Ironias à parte, a coisa anda feita para ele.

Após ter sido declarado inelegível por 8 anos pelo TRE em razão de sua condenação por abuso de poder econômico nas eleições de 2012 e de estar enrascado no processo que julga erros e acertos (mais erros que acertos, diga-se de passagem) na compra dos kits escolares no início de seu governo, Carlinhos agora encara mais uma parada dura: o Ministério Público denunciou o ex-prefeito de uso irregular do dinheiro repassado ao município pela Sabesp, como contrapartida à renovação do contrato entre a Prefeitura de São José dos Campos e a estatal.

O caso foi noticiado pelos meios de comunicação.

Carlinhos usou o dinheiro para pagar contas e não, conforme o acordo, para comprar ações da Sabesp. Por causa disso, o MP pede a condenação do ex-prefeito por improbidade administrativa e a suspensão de seus direitos políticos por até 8 anos.


Carlinhos foi um prefeito ruim e sua gestão, um exemplo de desgoverno.
Só isso explica o fato de tantos erros cometidos?  De fato, o governo que se propunha reunir as melhores cabeças de São José dos Campos foi um governo de descabeçados. Mas muitos erros da administração do PT não foram cometidos por incompetência, pura e simplesmente. O governo Carlinhos sofreu de um outro mal: a prepotência. Nos casos do uso equivocado do dinheiro da Sabesp e dos erros no processo de compra dos kits escolares, Carlinhos foi alertado, exaustivamente, dos problemas. Optou por nortear-se apenas pela bússola de seus aliados. Está dando com os burros n'água.


Muito tempo atrás, em uma conversa com o ex-prefeito Emanuel Fernandes, disse que a cadeira de prefeito pode ter, para os mais incautos, o efeito perverso de distanciá-los da realidade. Ocorre com frequência. Carlinhos, por exemplo, embarcou nesse sonho. Agora, enfrenta seus pesadelos.

Que a desventura de Carlinhos seja vista com cautela pelo prefeito atual, Felício Ramuth (PSDB).  O mundo real não é controlado pelo sétimo andar do Paço, nem tem as suas fronteiras definidas pela rua José de Alencar e a avenida Fundo do Vale. Tucanos mais exaltados (e eles são vários) vão dizer: com a gente é diferente, vamos fazer do jeito certo. Pode ser que sim, pode ser que não. Afinal, de ilusão também se vive. Eu prefiro outro ditado: cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

É vida que segue ...



Comentários

Postagens mais visitadas