Viva o Bandeirante!


Uma boa informação divulgada pela Prefeitura de São José dos Campos:

A Prefeitura de São José dos Campos coordena nesta quinta-feira a retirada do protótipo do avião Bandeirante do Parque Santos Dumont. A aeronave será restaurada em um hangar do DCTA.

O trabalho de remoção e transporte da aeronave deverá durar quatro horas, das 8h às 12h.

A partir das 7h30, a Secretaria de Mobilidade Urbana realizará uma operação especial de trânsito para escolta da carreta que levará o Bandeirante até o DCTA, com quatro agentes em duas viaturas e duas motos. O itinerário será avenida Adhemar de Barros, avenida Heitor Villa Lobos, avenida Benedito Matarazzo (contramão), rua Paraibuna, Praça Marechal Eduardo Gomes e portaria do DCTA.                                          

A revitalização do Bandeirante será realizada por voluntários que são ex-funcionários da Embraer (pintores e mecânicos). O trabalho de revisão geral e pintura terá o apoio de 22 alunos do curso de mecânica de aeronaves do Cephas, que terão atuação voluntária.

A previsão é de que o projeto de restauro coordenado pela Secretaria de Manutenção da Cidade, com o apoio do DCTA e da iniciativa privada, seja concluído em 90 dias, com o avião sendo devolvido ao Parque Santos Dumont até o dia 27 de julho, data em que serão comemorados os 250 anos de fundação de São José dos Campos.

A revitalização que terá início neste mês é a mais completa dos últimos anos. A última manutenção, realizada há cinco anos, foi feita dentro do parque. Desta vez, o avião será removido para não causar transtornos para visitantes e alunos das duas escolas municipais que funcionam dentro da área de lazer.

O Bandeirante é um ícone da aeronáutica brasileira. No próximo dia 22 de outubro se completarão 49 anos do primeiro voo da aeronave fabricada pela Embraer. O protótipo foi instalado no Parque Santos Dumont em 21 de fevereiro de 1981.

Comentários

Postagens mais visitadas