Tecnologia & segurança


Uma boa notícia: em parceria com o Ministério da Ciência & Tecnologia, a Ericsson vai desenvolver em São José dos Campos o primeiro polo de IoT na área da Segurança Pública do país. 
Segundo o acordo, divulgado esta semana, o primeiro polo de inovação em Internet das Coisas na área de segurança pública terá apoio de empresas, institutos de pesquisa, startups, operadoras de telecomunicação, especialistas, universidades e gestores públicos.
O endereço do projeto não poderia ser outro: o Parque Tecnológico, parceiro da Ericsson para o desenvolvimento de softwares para cidades inteligentes. 
"A parceria nos dará a oportunidade de colher subsídios para fortalecer a segurança pública", declarou, em nota, Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Maximiliano Martinhão, secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, explicou ao jornal "O Vale" que o objetivo do polo é promover o uso da Internet das Coisas nas atividades de segurança pública. "Vamos convocar desenvolvedores para criar aplicativos para a área, chamar as universidades para participar desse desenvolvimento e convidar os gestores públicos para conhecer as ferramentas", afirmou.
O jornal tratou do tema em sua manchete na edição impressa desta sexta-feira.
Tecnologia
Além do polo de segurança pública, a Ericsson também lidera outras três iniciativas voltadas para IoT e 5G: 10 projetos de pesquisa em 5G com universidades; colaboração para acesso à Internet e mobilidade para áreas remotas em 5G e desenvolvimento de modelos de referência e protótipo para 5G.
“Acreditamos que trazer a Internet das Coisas para São José dos Campos, através da criação deste Polo de Inovação, é dar continuidade a esta parceria, promovendo benefícios não só para o município, mas para toda a sociedade. Por isso queremos fomentar a inovação aberta em todos os setores da indústria, do Estado e da sociedade, e segurança pública é uma das áreas as quais queremos fomentar com projetos, já alinhados à tecnologia 5G”, disse Sergio Quiroga, presidente da Ericsson na América Latina e Caribe, ao Computer World, do Portal Terra.
Cinco anos atrás, São José foi a primeira cidade do país a adotar uma das soluções da Ericsson para cidades inteligentes: um sistema de controle e monitoramento apoiado por 500 câmeras, além software de última geração e 205 quilômetros de cabos de fibra óptica. Atualmente, novos serviços estão sendo implementados, como sensores de detecção de tiro e também sensores climáticos que medem a temperatura, a umidade e os níveis de CO², além da introdução de uma rede Wi-Fi pública e de um sistema de iluminação pública inteligente.
É torcer pelos bons resultados.
Com base em textos do Portal Terra, O Vale e nota oficial do MCT sobre o assunto


Comentários

Postagens mais visitadas