Dinheiro do lixo

Trabalhadores da Futura

O prefeito Felício Ramuth (PSDB) liga para o blog dois:pontos para passar uma informação:  a partir do final do mês, as cooperativas de reciclagem que operam em São José dos Campos, como a Futura e a CooperAlfa, vão assumir, juntas, o serviço de triagem de material reciclável na usina da Urbam.

É uma mudança no sistema atual. 

Com isso, segundo Felício, ganha todo mundo: as cooperativas vão deixar de pagar aluguel, já que vão operar diretamente na usina, sem a necessidade de espaço próprio (a Futura, por exemplo, paga cerca de R$ 15 mil de aluguel mensal); e a Urbam vai poder realocar boa parte do pessoal responsável pelo serviço de triagem para outras funções, aumentando a eficiência de outras frentes. Mais: o dinheiro oriundo da reciclagem, na casa dos R$ 162 mil mensais, vai ser dividido entre as cooperativas.
A mudança foi decidida em reunião no Paço, na última sexta-feira, e deve ser anunciada pela prefeitura na próxima semana.


Segundo Felício, com a Urbam assumindo a coleta seletiva, São José dos Campos voltará a ter um serviço eficiente, como no passado.

Em relação às críticas ao lapso de 30 dias que a cidade ficará sem coleta seletiva, entre o fim do contrato com a empresa Cavo e a retomada do serviço pela Urbam, no final de março, Felício lamenta a suspensão temporária, mas diz que esse tempo é importante para reformatar o sistema, tomar decisões. "Precisávamos fazer ajustes, como esse, das cooperativas", disse. Para ele, a cidade não perde dinheiro com a paralisação temporária, ao contrário: o serviço, por si só, não se paga. "A coleta seletiva é uma prestação de serviços que todos nós pagamos", disse.

Então porque é importante fazer?

Essa resposta está nos manuais da Urbam: a coleta seletiva garante a economia dos recursos naturais e contribui para reduzir o volume de lixo disposto no Aterro Sanitário, aumentando sua vida útil; além disso, ela também colabora para a geração de emprego e renda para muita gente.

Obrigado, prefeito, fica o registro.


Comentários

Postagens mais visitadas