Chico Picadinho

Francisco da Costa Rocha, o Chico Picadinho

Boa reportagem de Karen Schmidt para o "Fantástico", da Rede Globo, revelou que Francisco da Costa Rocha, o Chico Picadinho, pode ser solto até o fim do primeiro semestre.

Preso na antiga Casa de Custódia de Taubaté, hoje transformada em hospital penitenciário para criminosos com problemas mentais, Chico matou e esquartejou duas mulheres em São Paulo nos anos 60 me 70. Ele está preso há 41 anos, 11 a mais que o máximo permitido por lei. A decisão da Justiça, amparada pelo Ministério Público, gerou uma polêmica e um debate: é possível reinserir um criminoso psicopata na sociedade. "Sua dívida para com o Estado já foi cumprida", disse o promotor Luiz Marcelo Negrini, na reportagem de Karen Schmidt.

Decisão tomada, vale o debate.

A reinserção de um criminoso psicopata é possível? Mais: como evitar que Chico tenha o mesmo fim de outro criminoso famoso, João Acácio Pereira da Costa, o Bandido da Luz Vermelha, morto após ser libertado da Casa de Custódia?

Comentários

  1. Não sou jurista,mas considero que ele ficou afastado de seu tempo e sua ressocialização será um risco. No minino, o estado deveria mantê-lo em um abrigo assistido, ainda que transitório.

    ResponderExcluir

  2. realmente, Zeco, esse é um caso que merece ser analisado melhor.
    é errado manter uma pessoa encarcerada além do tempo. mas é possível devolver à sociedade um criminoso psicopata?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas